segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Olá Alunos, hoje vamos estudar uma assunto bem interessante, vejamos o vídeo;







De acordo com Mattoso Câmara “dá-se em gramática o nome de concordância à circunstância de um adjetivo variar em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere (concordância nominal) e à de um verbo variar em número e pessoa de acordo com o seu sujeito (concordância verbal). Há, não obstante, casos especiais que se prestam a dúvidas”.

Então, observamos e podemos definir da seguinte forma: concordância vem do verbo concordar, ou seja, é um acordo estabelecido entre termos.

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo.

Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa concordância é feita em gênero (masculino ou feminino) e pessoa.


Como vimos acima, na definição de Mattoso Câmara, existem regras gerais e alguns casos especiais que devem ser estudados particularmente, pois geram dúvidas quanto ao uso. Há muitos casos que a norma não é definida e há resoluções diferentes por parte dos autores, escritores ou estudantes da concordância.

Veja com mais detalhes esse assunto nos links a seguir: Concordância Verbal – Regra geral e Concordância Verbal - Os casos especiais.








PLANO DE AULA:
SÉRIE: Do 3º ao 5º ano. 
 NAYARA SANTOS SOARES  
UNIDADE : GRAMÁTICA
SUBUNIDADE: CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
CONTEÚDO DA AULA: ASPECTOS GRAMATICAIS
1. TEMA:
REVISÃO DE CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
SÉRIE:
Do 3º ao 5º ano. 
2-TEMPO:
QUATRO AULAS
3-CONTEÚDO:
ASPECTOS GRAMATICAIS
4-OBJETIVOS GERAIS:
REVISAR TEXTOS CONSIDERANDO O USO DA NORMA - PADRÃO DA CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL.
5-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
OBJETIVO NÃO É DOMINAR A GRAMÁTICA, MAS COMPREENDER O FENÔMENO LINGUÍSTICO EM ESTUDO PELO USO.
METODOLOGIA DE ENSINO:
AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, COM COMPUTADOR E DATASHOW.
RECURSO /MATERIAL NECESSÁRIO:
CÓPIAS DE TEXTOS (OU DE TRECHOS), PRODUZIDOS ANTERIORMENTE PELOS ALUNOS E GRAMATICA DA LINGUA PORTUGUESA.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
REALIZAR UM A PEQUENA REVISÃO SOBRE CONCORDÃNCIA VERBAL E NOMINAL, QUESTIONANDO, SOBRE ALGUMAS SITUAÇÕES QUE PODE IDENTIFICAR ESSAS CONCORDÂNCIAS. O ITUITO É QUE A GAROTADA  OBSERVE  A  CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL , DANDO EXEMPLOS DE FRASES .
 ATIVIDADES DAS AULAS:
APRESENTAR ALGUNS TRECHOS, SELECIONADOS DE TEXTO PRODUZIDO POR ELES MESMO. FORMANDO SE DUPLAS , PEÇA QUE LEIAM OS TRECHOS E IDENTIFIQUEM A CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
ESTIMULAR OS ALUNOS A LER OS TRECHOS DOS SEUS TEXTOS COMENTANDO E  ALTERAÇÃO COM BASE NAS DISCURSÕES FEITAS .IDENTIFICAR O QUE APRENDERAM E QUE PRECISAM  SER TRABALHADOS
PLANO DE AULA PRÓPRIO , INFORMAÇÕES ACERCA DO ASSUNTO DISPONÍVEL EM   : http://www.brasilescola.com/gramatica/concordancia-verbal-nominal.htm